Gouveia recebe Concurso enológico Cidades do Vinho 2024

O concurso realiza-se de 9 a 12 de maio e é uma organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia e do programa Wine in Moderation. 

José Arruda, secretário-geral da AMPV, destaca que este concurso “é único no mundo por unir os municípios e os produtores, ou seja, por promover simultaneamente os vinhos e os territórios, e que o seu sucesso só tem sido possível devido a este envolvimento conjunto de municípios e produtores”. 

Ao concurso concorrem vinhos de todas as regiões vitivinícolas de Portugal continental e ilhas. O secretário-geral da AMPV acrescenta que o principal objetivo do concurso “é mostrar que a excelência, a diversidade e singularidade dos nossos vinhos são uma realidade e que são o espelho do nosso território, também tão diversificado e com uma oferta enoturística tão diferenciadora. É isso que este concurso nacional pretende valorizar: a excelente qualidade dos vinhos portugueses aliada a um território cheio de vida, de cultura, tradições e de experiências para oferecer”.

Considerando que este concurso pressupõe a inscrição conjunta de produtores e do respetivo município ao qual pertencem, Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, reforça que esse facto faz deste evento “um concurso único e especial em Portugal, sobretudo pela forma como procura promover os vinhos nacionais e os seus produtores, associando-os aos respetivos municípios e tornando-os, também eles, agentes fortes e permanentes de promoção e divulgação do território”.

Luís Tadeu acrescenta ainda que “a realização do 4.º Concurso Nacional Enológico em Gouveia permitirá sedimentar o investimento que o município tem realizado na fileira do vinho e da vinha e, inevitavelmente, projetar e dar visibilidade ao território, valorizando-o e aumentando a sua oferta e visitação”.

O Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura. Vasco d’Avillez preside à Comissão de Honra, António Ventura é presidente do Júri e António Curvelo Garcia preside à Comissão Técnica Científica. 

A primeira edição decorreu em Lagoa, em 2021. A segunda edição decorreu em Setúbal e a 3ª edição em São João da Pesqueira.

Mais informações no site do concurso em https://concursocidadesdovinho.pt 

Publicado a

Outros artigos do tema