Concurso Cidades do Vinho 2024
Gouveia — 9 a 12 de maio de 2024

A identidade de um vinho está no seu território

Inscreva os seus vinhos até 26 de abril de 2024

Este ano o Concurso Cidades do Vinho está na sua quarta edição e visita a concelho de Gouveia, situado na região da Beira Interior Norte e integrado na Região Vitivinícola demarcada do Dão. É aqui que se vai provar vinhos de todo o país, no único concurso enológico nacional que alia a promoção do vinho à valorização dos respectivos territórios.

Concurso único em Portugal pretende promover os vinhos associados ao seu território. Municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. A quarta edição do concurso decorrerá na Região Vitivinícola demarcada do Dão, no Município de Gouveia, de 9 a 12 de maio de 2024. O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), do Município de Gouveia enquanto anfitrião, entre outras entidades.

Descontos especiais

É com muito orgulho, honra e sentido de responsabilidade, que o Município de Gouveia acolhe a 4.ª edição do Concurso Enológico “Cidades do Vinho”.

Este concurso, organizado pela Associação de Municípios Portugueses do vinho (AMPV) e pela Associação Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), é um concurso único e especial em Portugal, sobretudo pela forma como procura promover os vinhos nacionais e os seus produtores, associando-os aos respetivos municípios e tornando-os, também eles, agentes fortes e permanentes de promoção e divulgação do território.

Gouveia encontra-se integrada na região dos vinhos não licorosos mais antiga do país – o Dão – e numa Sub-Região – a Serra da Estrela, que, pelas suas idiossincrasias, desde sempre reclamou uma posição de destaque.

O Dão – Serra da Estrela tem enquadramento paisagístico nas encostas da Serra da Estrela, nos grandes afloramentos graníticos e de xisto, com vinhas com vista para a Serra, escondidas entre os pinhais, os olivais e as árvores de fruto. Uma das características fundamentais desta sub-região é o facto das suas vinhas se encontrarem plantadas acima dos 500 m de altitude, o que confere a estes vinhos um conjunto de características muito próprias como a acidez, elegância, equilíbrio e maturidade, pelos seus aromas complexos e delicados e com enorme potencial de envelhecimento.

No concelho de Gouveia, a cultura da vinha e do vinho tem forte tradição e implantação, tendo os vinhos aqui produzidos, vindo a conquistar vários prémios e, consequentemente, um lugar de destaque no panorama vitivinícola nacional e internacional.

Assim e reconhecendo a sua importância na economia do concelho, o Município de Gouveia tem apostado na promoção deste ramo, concedendo diversos apoios aos produtores, com o principal objetivo de dinamizar e fortalecer um setor que tem demonstrado ter bastante potencial na região e que, por sua vez, leva ao crescimento e dinamização de outras áreas, nomeadamente o turismo e a gastronomia.
A realização do 4.º Concurso Nacional Enológico em Gouveia permitirá sedimentar o investimento que o Município tem realizado na fileira do vinho e da vinha e, inevitavelmente, projetar e dar visibilidade ao território, valorizando-o e aumentando a sua oferta e visitação.

Luís Manuel Tadeu Marques
Presidente da Câmara Municipal de Gouveia


Júri 2023

O coletivo de jurados para o concurso deste ano ainda não está totalmente definido. Até lá, conheça aqui os jurados de 2023.