Realização conjunta: Concurso Cidades do Vinho e Concurso de Vinhos do Algarve

No dia 6 de maio vão estar à prova os vinhos da região do Algarve e depois, nos dias seguintes, serão avaliados os vinhos nacionais, oriundos de todo o território, incluindo as ilhas.

A pandemia de Covid-19 levou a organização do Concurso Cidades do Vinho / Wine City Challenge a adiar o concurso para os dias 6, 7, 8 e 9 de maio. E com esta alteração de calendário, surge uma novidade que vai engrandecer este grande evento nacional: a integração do Concurso de Vinhos do Algarve no arranque do Concurso Cidades do Vinho, no dia 6 de maio.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) constituem-se entidades parceiras da Comissão Vitivinícola do Algarve e do Município de Lagoa na organização deste concurso que há 12 anos avalia a qualidade dos vinhos desta região do país — uma região que, ao longo destes anos, tem vindo a demonstrar que é muito mais do que sol e praia, registando uma evolução muito positiva na produção de vinhos e no desenvolvimento de ofertas enoturísticas que atraem cada vez mais turistas.

Segundo revelou o secretário-geral da AMPV, José Arruda, “esperamos todos que este seja um grande concurso e uma marca no arranque da atividade, depois de um confinamento que obrigou a repensar e adiar muitas iniciativas e levou à paragem de um setor que está intrinsecamente ligado aos vinhos, que é o turismo. Promover a qualidade dos nossos vinhos e a diversidade dos nossos territórios, que é o objetivo primordial deste nosso concurso, significa estarmos a promover Portugal e todas as regiões sem exceção. Por isso acredito que este concurso vem na altura certa e com a mais-valia de integrar também o Concurso de Vinhos do Algarve”.

Com o adiamento do Concurso Cidades do Vinho, foi prolongado o período de inscrições, até 16 de abril de 2021, sendo que o envio dos vinhos para o Convento de São José (Rua Joaquim Eugénio Júdice, 8400-325, Lagoa) deverá ser feito até dia 23 de abril.

O envio das amostras para o Concurso Europeu Città del Vino deverá ser feito até às 17h00 do dia 23 de abril de 2021, para o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – Casa dos Territórios Vinhateiros de Portugal, Quinta das Cegonhas, Santarém.

Para os produtores que ainda não inscreveram os seus vinhos neste concurso único em Portugal e no mundo — ao promover simultaneamente os vinhos e os territórios — note-se que existem várias vantagens, nomeadamente:
— Inscrição no concurso será também válida, sem custos adicionais, para o Concurso Internacional Città del Vino (Itália);
— Envio gratuito dos vinhos para Itália;
— Na inscrição de 5 vinhos a organização atribui a inscrição gratuita de mais um vinho;
— Os vinhos mais pontuados irão participar num evento inédito realizado em Portugal: a Prova Nacional de Vinhos (final do ano, Anadia).

Recorde-se ainda que o Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura. Vasco d’Avillez preside à Comissão de Honra — uma Comissão composta por quase 90 presidentes de Câmara e 30 personalidades — e a presidir a Comissão Técnica Científica está o especialista e investigador António Curvelo Garcia. António Ventura é o presidente do Júri.

Saiba tudo sobre o concurso e efetue a inscrição dos seus vinhos em https://concursocidadesdovinho.pt